Na aula dia 27 de Abril de 2017, abordou-se a questão de como se deve construir e quais as regras para elaboração de perguntas de escolha múltipla.
As opções de resposta devem ser colocadas de forma aleatória, e a construção frásica deve ser a mais correcta em todas as opções. Todas as opções devem ter uma dimensão semelhante, as frases devem estar na afirmativa e não se deve utilizar os termos (" sempre, nunca, na sua maioria...", e outros advérbios de exclusividade, na construção destas frases.
Os distratores devem ser verosímeis, e devem conter os erros habituais dos alunos. Deve-se optar por dar os conceitos e não as definições dos mesmos. Os advérbios de negação devem ser sublinhados e conter uma grafia diferente.
Um exemplo
incorrecto de uma questão de escolha múltipla
Paris ...
a) É a capital da França
b) É a capital da Alemanha
c) É a capital do Reino Unido
Um exemplo correcto de uma questão de escolha múltipla
Paris ...
a) É a capital da França
b) É a capital da Alemanha
c) É a capital do Reino Unido
Um exemplo correcto de uma questão de escolha múltipla
Paris é a capital
a) da França
b) da Alemanha
c) do Reino unido
As vantagens deste tipo de questões são,
mais rapidez
capacidade de colocar mais perguntas
mais objectividade
mais
justiça
rapidez na correcção
mais selectivo para os alunos
rapidez na correcção
mais selectivo para os alunos
avalia
mais conteúdos
As desvantagens:
- avaliação mais pobre e redutora das aprendizagens dos alunos (ex: vocabulário, criatividade)
- elaboração deste tipo de questões é muito difícil para os professores
As desvantagens:
- avaliação mais pobre e redutora das aprendizagens dos alunos (ex: vocabulário, criatividade)
- elaboração deste tipo de questões é muito difícil para os professores
Sumário
Sem comentários:
Enviar um comentário