quinta-feira, 27 de abril de 2017

MEG - 9


Na aula dia 27 de Abril de 2017,  abordou-se a questão de como se deve construir e quais as regras para elaboração de perguntas de escolha múltipla.

Este tipo de questões devem ter entre 4 a 5 hipóteses de resposta, deve estar bem visível e explicito no enunciado como se deve responder às questões, o processo de resposta. Quando as perguntas contêm 5 opções de resposta, estas devem ter  4 distratores.
As opções de resposta devem ser colocadas de forma aleatória, e a construção frásica deve ser a mais correcta em todas as opções. Todas as opções devem ter uma dimensão semelhante, as frases devem estar na afirmativa e não se deve utilizar os termos (" sempre, nunca, na sua maioria...", e outros advérbios de exclusividade, na construção destas frases. 

Os distratores devem ser verosímeis, e devem conter os erros habituais dos alunos. Deve-se optar por dar os conceitos e não as definições dos mesmos. Os advérbios de negação devem ser sublinhados e conter uma grafia diferente.


 Um exemplo incorrecto de uma questão de escolha múltipla

Paris ...
a) É a capital da França 
b) É a capital da Alemanha 
c) É a capital do Reino Unido 

Um exemplo correcto de uma questão de escolha múltipla

Paris é a capital 
a) da França
b) da Alemanha 
c) do Reino unido 

As vantagens deste tipo de questões são,

mais rapidez 
capacidade de colocar mais perguntas
mais objectividade      
mais justiça
rapidez  na correcção
mais selectivo para os alunos    
avalia mais conteúdos 

As desvantagens:

- avaliação mais pobre e redutora das aprendizagens dos alunos (ex: vocabulário, criatividade)
- elaboração deste tipo de questões é  muito difícil para os professores 


Sumário

 As perguntas de escolha múltipla devem ter 4/5 opções de resposta e permitem avaliar uma grande quantidade de conteúdos.


Sem comentários:

Enviar um comentário