quarta-feira, 31 de maio de 2017

Jornadas dos Mestrados em Ensino


No dia 31 de Maio, participei nas IV Jornadas dos Mestrados de Ensino, no Instituto de Educação.


Assisti à sessão de abertura e à Conferência Plenária Escolas e Professores no Séc. XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas com a professora Ariana Cosme da Universidade do Porto, de onde retive a ideia da existir uma necessidade de diversificar e modernizar a escola, de trabalhar para uma escola mais democrática e competitiva. Retirei ainda a nota de que, segundo a oradora, 60% dos actuais estudantes do 1º ciclo irão ter profissões que ainda não existem.

Assisti ainda à sessão paralela que decorreu entre 11:30 e o 12:30





Nesta sessão paralela tinha como comunicadores um aluno do mestrado em ensino da História e uma aluna do mestrado em ensino das artes visuais, o tema da sessão de história reflectia sobre a importância do património local no ensino da historia e da formação da memória, e a experiência do levantamento do património histórico por parte dos alunos a sessão de artes visuais centrava-se em metodologias de ensinar modelos tridimensionais, os matérias que se poderão usar e os sólidos geométricos como materiais didácticos.





terça-feira, 30 de maio de 2017

Trabalho de Campo - 12


No dia 30 de Maio de 2017, os alunos Miguel Silva e José Luís Magalhães, fizeram uma apresentação da estrutura e principais ideias do relatório de IPP  1. Esta apresentação serviu também para uma breve discussão entre o professor e os alunos acerca da informação mais relevante que se deverá incluir no relatório de IPP  1.

Na segunda parte da aula, a turma realizou uma visita guiada  com o professor à alameda da Universidade, onde o professor  explicou toda Historia da formação da cidade universitária, bem como a História da faculdades e seus edifícios.



segunda-feira, 29 de maio de 2017

Visita a Évora


No dia 29 de maio, não compareci à aula de IPP 1, neste dia desloquei-me até Évora com o colega Francisco, a fim de recolher informações para o trabalho final da disciplina de Trabalho de Campo. Viajamos com intenção de verificar se era possível cumprir aquilo que tinha-mos previsto na elaboração do pré-guião.Tivemos um especial cuidado com o tempo necessário para cumprir cada etapa e para cumprir aquilo que estava previamente definido.

Para chegar até Évora deslocámo-nos de comboio deste a estação de Entrecampos ( Lisboa ) até à estação de Évora, a viagem tem uma duração aproximada de 90 minutos.
Em Évora, percorre-mos os locais previamente definidos, seguindo a sua ordem :

Estação de caminhos-de-ferro de Évora (Etapa 1)
Universidade de Évora (Colégio Luís António Verney) (Etapa 2)
Praça do Giraldo (Etapa 3)
Tempo de Diana (Etapa 4)

Nestas paragens tenta-mos ver se as etapas que tinha-mos pensado previamente se adequavam e se era possível cumpri-las. No entanto nesta deslocação aproveita-mos para ver outros locais com algum potencial a visitar numa visita de estudo. Como a Capela dos Ossos, Sé Catedral de Évora, Jardim Público de Évora, e o Jardim de Diana.

Destes locais vimos alguma utilidade em explorar os jardins, bem como a torre e o terraço da Sé Catedral de Évora, que proporcionam uma vista sobre a cidade e das paisagem circundantes, quanto aos jardim possuem algumas referências a momentos históricos da cidade e possuem características diferentes entre si, aqui também se poderá aproveitar o espaço disponível para desenvolver algumas actividades.Por último o regresso à estação ferroviária de Évora, e consequente regresso a Lisboa de comboio. 






terça-feira, 23 de maio de 2017

Trabalho de Campo - 11


No dia 23 de Maio de 2017,  analisou-se e discutiu-se o texto sobre trabalho de campo : " Educação geográfica, trabalho de e cidadania : o projecto nós propomos" de Sérgio Claudino


Nesta aula vimos, que a observação em trabalho de campo, deve remeter para uma acção / intervenção na melhoria das condições locais. O conhecimento deve ser coerente e integrado, um conhecimento aplicado nas actividades de trabalho de campo.

O trabalho de campo não deve ser apenas uma ilustração da sala de aula, o trabalho de campo deve ser mais de que uma  ilustração, deve ser um local para aplicar os conhecimentos previamente adquiridos na sala de aula. O trabalho de campo não deve constituir um fim em si mesmo, mas deve ser um projecto educativo para o desenvolvimento de competências ao serviço da cidadania.


Sumário

- Análise do texto sobre trabalho de campo de Sérgio Claudino 
- O trabalho de campo não deve constituir um fim em si mesmo, mas deve constituir um projecto educativo de desenvolvimento de competências ao serviço da cidadania.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

IPP - 12


No dia 22 de Maio de 2017,  realizou-se e discutiu-se uma planificação de médio prazo, para três aulas do 7º ano de escolaridade.

Nesta aula vimos, que para uma planificação de médio prazo devemos alterar e adaptar os objectivos de acordo com uma leitura crítica dos programas.

Por último, realizou-se uma planificação de longo prazo ou planificação anual, onde se identificou os principais conteúdos, as actividades e a calendarização.

Sumário

- Planificação de médio prazo de 3 aulas do 7º ano : devemos alterar e adaptar os objectivos de acordo com uma leitura crítica dos programas
- Planificação de longo prazo : principais conteúdos; actividades; calendarização   

quinta-feira, 18 de maio de 2017

MEG - 12


No dia 18 de Maio de 2017,  abordou-se os temas da Taxonomia de Bloom  e construção de matrizes

Nesta aula vimos que para o ensino básico, na maioria das vezes utiliza-se perguntas de aquisição, compreensão e de aplicação. Vimos também o papel importante que a matriz pode ter, uma vez que permite identificar os objectivos e conteúdos mais valorizados e a reajustar as cotações.

Exemplo de uma questão de aquisição de conhecimentos ( pergunta de aquisição ou memorização)

- 1. Defina desertificação.

Exemplo de uma questão de compreensão

- 1. Observe o quadro da figura 1
- 2. Observe a distribuição da população à escala mundial

Exemplo de uma questão de aplicação

- 1. Justifique a localização dos principais focos populacionais.

Exemplo de uma questão de análise

- 1. Observe os principais fluxos migratórios

- 1.1. Identifica os principais centros de origem dos fluxos e os destinos os mesmos.

- 1.2. Identifica, agora, as relações de dependência que se estabelece à escala mundial.


Taxonomia de Bloom


                                                             Fig1. - Taxonomia de Bloom - Original 


                                                                                Fig 2. - Taxonomia de Bloom - Revista


 Fig 3. - Taxonomia de Bloom 




terça-feira, 16 de maio de 2017

Trabalho de Campo - 10


No dia 16 de Maio de 2017,  realizou-se uma analise de um guião de trabalho de campo, nesta analise tinha como objectivo identificar os aspectos positivos e negativos daquele guião.

O guião que analisamos tinha como titulo (re)descoblir o VA : um percurso pelo vale da amoreira, e era da Escola Secundária da Baixa da Banheira, tinha 16 páginas, e diversos textos, imagens e questões para os alunos analisarem e responderem.

Na segunda parte da aula, os grupos de trabalho, discutiram com o professor o ponto de situação dos seus trabalhos desta disciplina, e ver como está este trabalho e o que ainda devemos fazer.  Este trabalho, que contará para a avaliação final desta unidade curricular.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

IPP - 11


Na sessão do  dia 15 de Maio de 2017, a aula começou com alguns avisos e informações acerca das aulas seguintes.

Nesta aula, foi elaborada e discutida uma planificação de médio prazo para o 7 º ano. Foram discutidos aspectos acerca da planificação, como por exemplo as experiências de aprendizagem mais adequadas. 

Foi também abordado a realização de um teste de diagnostico, que perguntas se devem colocar e que tipo de perguntas, onde foi salientado que este teste deve conter perguntas para o aluno expressar a sua opinião.
Vimos ainda os tipos de avaliação, a avaliação diagnostica, a avaliação sumativa e avaliação formativa. No seguimento vimos que a  escola ecológia   pode ser determinista ( o meio influência o homem) ou possibilista ( o homem influencia o meio )

No final da aula assistimos a uma apresentação "O Ensino de Geografia- algumas experiências no Brasil" realizada pelo Glauber Barros.


quinta-feira, 11 de maio de 2017

Trabalho de Campo - 9


A  aula realizou-se no  dia 11 de Maio de 2017, onde se realizou uma analise a um guião de uma visita de estudo à Costa da Caparica.

Nesta aula foram discutidos os pontos positivos e negativos desse guião, onde se corrigiu os aspectos mais negativos, de forma a organizar e construir um melhor guião de trabalho de campo, todas estes aspectos foram discutidos em grupo na sala de aula.

MEG - 11



A  aula realizou-se no  dia 11 de Maio de 2017,  e abordou-se a construção de perguntas e a construção de uma ficha de trabalho.
Foi discutido em turma como qual as formas mais correctas para elaborar perguntas, e vimos que esta tarefa por vezes pode ser bastante difícil.
No entanto foram elaborados e discutidos alguns exemplos de questões.

Exercício 1 :

Assinale à frente de de cada definição ( grupo A ), a letra a que identifica o respectivo conceito ( grupo B)

Grupo A                                                                                                   Grupo B 

Climas                                                                                            Formações Vegetais                                                                           

1 - Frio Sub - Polar                                                                    1 - Taíga
2-  Temperado Continental                                                      2 - Floresta Amazónica
3- Equatorial                                                                               3 - Floresta Mista 
4- Temperado Marítimo                                                            4 - Floresta caducifólica

Exercício 2 :

Classifica cada actividade ( Grupo 1 ), segundo a Taxonomia de Bloom  ( Grupo 2 )

Grupo 1 - Actividades 

1- Relembrar as fases do ciclo da água
2- Interpretar um gráfico
3- Explicar a variação da temperatura litoral/interior no continente
4- Identificar as relações de dependência no comércio internacional
5- Elaborar um inquérito sobre a habitação

6- Pronunciar-se sobre as regras éticas nas relações internacionais 

Grupo 2 - Categorias da Taxonomia de Bloom

A. Aquisição de conhecimentos
B. Compreensão
C. Aplicação
D. Análise
E. Síntese
F. Avaliação

Correcção: 1 - A 
                     2 - B  
                     3 - C
                     4 - D 
                     5 - E 
                     6 - F




segunda-feira, 8 de maio de 2017

IPP - 10


A aula do dia 08 de Maio de 2017,  abordou-se a questão da elaboração de uma ficha de trabalho, onde o professor deu uma ajuda a alguns alunos na construção destas fichas.

Foi abordado o tema de construção de fichas de trabalho e fichas de avaliação onde todos os alunos puderam retirar uma vez mais as suas dúvidas.


Foi ainda iniciado a elaboração de uma planificação de médio prazo.

Sumário

-  Conversa com alunos sobre a disciplina de IPP do próximo ano
-  Revisão da planificação das actividades escolares, do final deste ano lectivo
-  Revisão da construção de testes, fichas de avaliação e fichas de trabalho
-  Revisão da estrutura da planificação de médio prazo

quinta-feira, 4 de maio de 2017

MEG - 10

Na aula dia 04 de Maio de 2017,  abordou-se a questão de como se deve construir e quais as regras para elaboração de perguntas de escolha múltipla.

1) Observe a Fig.1 

    Assinale, sempre, com  X  a resposta mais correcta:

1. Qual a região do golbo com maior fluxo de "Tweets" ?

     a) África subsariana    ___
     b) Leste Europeu ___
     c) Eixo Londres - Milão __ 
     d) Sudeste Asiático __

2. Em que ano Portgual aderiu à União Europeia ?

     a) 1976    ___
     b) 1985 ___
     c) 1986 __ 
     d) 1989 __

2) Assinale com V ou F as afirmações que se seguem, consoante sejam verdadeiras ou falsas

    A ecúmena é a área do planeta permanentemente habitada pelos grupos humanos  V
    A ecúmena tem aumentado nos últimos anos F

Para este tipo de questões, não se deve colocar perguntas de dupla alternativa, visto que a probabilidade de acertar em questões de dupla alternativa é de 50%. Estas perguntas devem ter uma cotação limitada.

Nesta aula vimos ainda, perguntas de ordenamento / sequencialização fases ou etapas de hierarquização por ordem de grandeza.

Exemplo :

Ordene, por ordem crescente de 1 (menor a 6 (maior), os seguintes países, de acordo com a respectiva população absoluta:
 Luxemburgo ___      Alemanha ___  Finlândia __  França __ República Checa __

Devemos ainda evitar colocar crucigramas ou sopa de letras num teste ou ficha de avaliação.

Sumário

 - O seminário " Nós propomos..." e o agradecimento à turma 
 - Exercícios de construção de perguntas de escolha múltipla 
 - As perguntas de perguntas de dupla alternativa devem ser evitadas
 - Evitar exercícios de crucigramas e de sopa de letras