sexta-feira, 9 de junho de 2017

I Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia


Nos dia 8 e 9 de Junho 2017, realizaram-se as jornadas do mestrado em Ensino da Geografia

No dia 09 de Junho, eu e o colega Francisco, apresentamos o nosso trabalho da unidade curricular de Trabalho de Campo em Geografia, - o trabalho tinha como título,  " Évora, capital do Alentejo" ,  este trabalho tinha como objectivo elaborar um pré-guião, guião, e pós - guião de uma saída de campo ( trabalho de campo) na disciplina de geografia, para o ensino básico ou secundário.

As jornadas tiveram a seguinte programação:

8 de junho
________________________________________________________________

9h30 // Sessão de abertura (Ana Ramos Pereira e Sérgio Claudino)

10h // Conferência de Souto González (Universidade de Valência/Espanha), “O que devo saber antes de entrar na sala da aula

11h30 // Intervalo

12h-12h30 // Valando Tsiompanidou, Danai Profyllidou, “Geographical Education in Greece”
Cleilton Farias (IFCTA/IGLT-UL): Aprendizagem Baseada em Problemas com mapas

12h30-14h // Almoço

14h-15h30 // Diana Mateus, Inês Sousa, Ricardo Coscurão (2º ano do Mestrado em Ensino de Geografia): Experiências de Iniciação à Prática Profissional
15h30-16h // Intervalo

16h-17h // José Luis; Cíntia Couto, Daniela Silva e Eliana Própero; Luis Cordeiro e Dominik (1º ano do Mestrado em Ensino de Geografia): Apresentações de Trabalho de Campo em Geografia

17-18h // Leonor Santos (IE-Universidade de Lisboa): A formação Inicial de Professores na Universidade de Lisboa


9 de junho
____________________________________________________________________

9h30 // Lana Nascimento (IGOT/UE Ceará) e Helena Esteves (IGOT): A formação inicial de professores de Geografia: IGOT-UL e Universidade Estadual do Ceará
10h // Mesa Redonda “Inovação das práticas na educação geográfica”. Emília Sande Lemos (APGeografia), Herculano Cachinho (IGOT-UL), Vitor Bastos (Colégio Vasco da Gama)

11h30 // Intervalo

12h-12h30 // Miguel Silva; Francisco Marques e Tiago Fidalgo (1º ano do Mestrado em Ensino de Geografia): Apresentação de Trabalho de Campo em Geografia
12h30-14h // Almoço
14h-15h30 // Apresentação de projetos de alunos do Projeto Nós Propomos! Lisboa

15h30-16h // Intervalo


16h-17h // Apresentações de projetos de alunos do Projeto Nós Propomos! Lisboa





quinta-feira, 1 de junho de 2017

MEG - 13


A aula do dia 1 Junho de 2017, a aula iniciou com um conversa acerca da Introdução à prática profissional, do próximo ano lectivo, onde cada aluno deu a sua opinião de onde gostariam de realizar IPP no próximo ano lectivo.

Uma vez que eu e o Francisco, não podemos estar presentes na última aula de IPP devido à deslocação a Évora, realiza-mos nesta aula uma breve apresentação do relatório de IPP 1.

Após a apresentação, vimos algumas fotografias de uma experiência de uma simulação/debate ( ou jogo de papéis) em sala de aula, realizada por uma aluno do 2ºano do Mestrado de Ensino em Geografia. O objecto em debate erra a construção de uma fábrica de celulose na Serra de Montejunto. 

Por último a  turma realizou também uma simulação/debate sobre a emigração.

O tema em debate foi se o técnico de contas deveria emigrar ou não.

Como papéis existiu, jovem indeciso, mãe do jovem, namorada do jovem, o tia emigrado e o presidente da junta.


quarta-feira, 31 de maio de 2017

Jornadas dos Mestrados em Ensino


No dia 31 de Maio, participei nas IV Jornadas dos Mestrados de Ensino, no Instituto de Educação.


Assisti à sessão de abertura e à Conferência Plenária Escolas e Professores no Séc. XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas com a professora Ariana Cosme da Universidade do Porto, de onde retive a ideia da existir uma necessidade de diversificar e modernizar a escola, de trabalhar para uma escola mais democrática e competitiva. Retirei ainda a nota de que, segundo a oradora, 60% dos actuais estudantes do 1º ciclo irão ter profissões que ainda não existem.

Assisti ainda à sessão paralela que decorreu entre 11:30 e o 12:30





Nesta sessão paralela tinha como comunicadores um aluno do mestrado em ensino da História e uma aluna do mestrado em ensino das artes visuais, o tema da sessão de história reflectia sobre a importância do património local no ensino da historia e da formação da memória, e a experiência do levantamento do património histórico por parte dos alunos a sessão de artes visuais centrava-se em metodologias de ensinar modelos tridimensionais, os matérias que se poderão usar e os sólidos geométricos como materiais didácticos.





terça-feira, 30 de maio de 2017

Trabalho de Campo - 12


No dia 30 de Maio de 2017, os alunos Miguel Silva e José Luís Magalhães, fizeram uma apresentação da estrutura e principais ideias do relatório de IPP  1. Esta apresentação serviu também para uma breve discussão entre o professor e os alunos acerca da informação mais relevante que se deverá incluir no relatório de IPP  1.

Na segunda parte da aula, a turma realizou uma visita guiada  com o professor à alameda da Universidade, onde o professor  explicou toda Historia da formação da cidade universitária, bem como a História da faculdades e seus edifícios.



segunda-feira, 29 de maio de 2017

Visita a Évora


No dia 29 de maio, não compareci à aula de IPP 1, neste dia desloquei-me até Évora com o colega Francisco, a fim de recolher informações para o trabalho final da disciplina de Trabalho de Campo. Viajamos com intenção de verificar se era possível cumprir aquilo que tinha-mos previsto na elaboração do pré-guião.Tivemos um especial cuidado com o tempo necessário para cumprir cada etapa e para cumprir aquilo que estava previamente definido.

Para chegar até Évora deslocámo-nos de comboio deste a estação de Entrecampos ( Lisboa ) até à estação de Évora, a viagem tem uma duração aproximada de 90 minutos.
Em Évora, percorre-mos os locais previamente definidos, seguindo a sua ordem :

Estação de caminhos-de-ferro de Évora (Etapa 1)
Universidade de Évora (Colégio Luís António Verney) (Etapa 2)
Praça do Giraldo (Etapa 3)
Tempo de Diana (Etapa 4)

Nestas paragens tenta-mos ver se as etapas que tinha-mos pensado previamente se adequavam e se era possível cumpri-las. No entanto nesta deslocação aproveita-mos para ver outros locais com algum potencial a visitar numa visita de estudo. Como a Capela dos Ossos, Sé Catedral de Évora, Jardim Público de Évora, e o Jardim de Diana.

Destes locais vimos alguma utilidade em explorar os jardins, bem como a torre e o terraço da Sé Catedral de Évora, que proporcionam uma vista sobre a cidade e das paisagem circundantes, quanto aos jardim possuem algumas referências a momentos históricos da cidade e possuem características diferentes entre si, aqui também se poderá aproveitar o espaço disponível para desenvolver algumas actividades.Por último o regresso à estação ferroviária de Évora, e consequente regresso a Lisboa de comboio. 






terça-feira, 23 de maio de 2017

Trabalho de Campo - 11


No dia 23 de Maio de 2017,  analisou-se e discutiu-se o texto sobre trabalho de campo : " Educação geográfica, trabalho de e cidadania : o projecto nós propomos" de Sérgio Claudino


Nesta aula vimos, que a observação em trabalho de campo, deve remeter para uma acção / intervenção na melhoria das condições locais. O conhecimento deve ser coerente e integrado, um conhecimento aplicado nas actividades de trabalho de campo.

O trabalho de campo não deve ser apenas uma ilustração da sala de aula, o trabalho de campo deve ser mais de que uma  ilustração, deve ser um local para aplicar os conhecimentos previamente adquiridos na sala de aula. O trabalho de campo não deve constituir um fim em si mesmo, mas deve ser um projecto educativo para o desenvolvimento de competências ao serviço da cidadania.


Sumário

- Análise do texto sobre trabalho de campo de Sérgio Claudino 
- O trabalho de campo não deve constituir um fim em si mesmo, mas deve constituir um projecto educativo de desenvolvimento de competências ao serviço da cidadania.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

IPP - 12


No dia 22 de Maio de 2017,  realizou-se e discutiu-se uma planificação de médio prazo, para três aulas do 7º ano de escolaridade.

Nesta aula vimos, que para uma planificação de médio prazo devemos alterar e adaptar os objectivos de acordo com uma leitura crítica dos programas.

Por último, realizou-se uma planificação de longo prazo ou planificação anual, onde se identificou os principais conteúdos, as actividades e a calendarização.

Sumário

- Planificação de médio prazo de 3 aulas do 7º ano : devemos alterar e adaptar os objectivos de acordo com uma leitura crítica dos programas
- Planificação de longo prazo : principais conteúdos; actividades; calendarização   

quinta-feira, 18 de maio de 2017

MEG - 12


No dia 18 de Maio de 2017,  abordou-se os temas da Taxonomia de Bloom  e construção de matrizes

Nesta aula vimos que para o ensino básico, na maioria das vezes utiliza-se perguntas de aquisição, compreensão e de aplicação. Vimos também o papel importante que a matriz pode ter, uma vez que permite identificar os objectivos e conteúdos mais valorizados e a reajustar as cotações.

Exemplo de uma questão de aquisição de conhecimentos ( pergunta de aquisição ou memorização)

- 1. Defina desertificação.

Exemplo de uma questão de compreensão

- 1. Observe o quadro da figura 1
- 2. Observe a distribuição da população à escala mundial

Exemplo de uma questão de aplicação

- 1. Justifique a localização dos principais focos populacionais.

Exemplo de uma questão de análise

- 1. Observe os principais fluxos migratórios

- 1.1. Identifica os principais centros de origem dos fluxos e os destinos os mesmos.

- 1.2. Identifica, agora, as relações de dependência que se estabelece à escala mundial.


Taxonomia de Bloom


                                                             Fig1. - Taxonomia de Bloom - Original 


                                                                                Fig 2. - Taxonomia de Bloom - Revista


 Fig 3. - Taxonomia de Bloom 




terça-feira, 16 de maio de 2017

Trabalho de Campo - 10


No dia 16 de Maio de 2017,  realizou-se uma analise de um guião de trabalho de campo, nesta analise tinha como objectivo identificar os aspectos positivos e negativos daquele guião.

O guião que analisamos tinha como titulo (re)descoblir o VA : um percurso pelo vale da amoreira, e era da Escola Secundária da Baixa da Banheira, tinha 16 páginas, e diversos textos, imagens e questões para os alunos analisarem e responderem.

Na segunda parte da aula, os grupos de trabalho, discutiram com o professor o ponto de situação dos seus trabalhos desta disciplina, e ver como está este trabalho e o que ainda devemos fazer.  Este trabalho, que contará para a avaliação final desta unidade curricular.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

IPP - 11


Na sessão do  dia 15 de Maio de 2017, a aula começou com alguns avisos e informações acerca das aulas seguintes.

Nesta aula, foi elaborada e discutida uma planificação de médio prazo para o 7 º ano. Foram discutidos aspectos acerca da planificação, como por exemplo as experiências de aprendizagem mais adequadas. 

Foi também abordado a realização de um teste de diagnostico, que perguntas se devem colocar e que tipo de perguntas, onde foi salientado que este teste deve conter perguntas para o aluno expressar a sua opinião.
Vimos ainda os tipos de avaliação, a avaliação diagnostica, a avaliação sumativa e avaliação formativa. No seguimento vimos que a  escola ecológia   pode ser determinista ( o meio influência o homem) ou possibilista ( o homem influencia o meio )

No final da aula assistimos a uma apresentação "O Ensino de Geografia- algumas experiências no Brasil" realizada pelo Glauber Barros.


quinta-feira, 11 de maio de 2017

Trabalho de Campo - 9


A  aula realizou-se no  dia 11 de Maio de 2017, onde se realizou uma analise a um guião de uma visita de estudo à Costa da Caparica.

Nesta aula foram discutidos os pontos positivos e negativos desse guião, onde se corrigiu os aspectos mais negativos, de forma a organizar e construir um melhor guião de trabalho de campo, todas estes aspectos foram discutidos em grupo na sala de aula.

MEG - 11



A  aula realizou-se no  dia 11 de Maio de 2017,  e abordou-se a construção de perguntas e a construção de uma ficha de trabalho.
Foi discutido em turma como qual as formas mais correctas para elaborar perguntas, e vimos que esta tarefa por vezes pode ser bastante difícil.
No entanto foram elaborados e discutidos alguns exemplos de questões.

Exercício 1 :

Assinale à frente de de cada definição ( grupo A ), a letra a que identifica o respectivo conceito ( grupo B)

Grupo A                                                                                                   Grupo B 

Climas                                                                                            Formações Vegetais                                                                           

1 - Frio Sub - Polar                                                                    1 - Taíga
2-  Temperado Continental                                                      2 - Floresta Amazónica
3- Equatorial                                                                               3 - Floresta Mista 
4- Temperado Marítimo                                                            4 - Floresta caducifólica

Exercício 2 :

Classifica cada actividade ( Grupo 1 ), segundo a Taxonomia de Bloom  ( Grupo 2 )

Grupo 1 - Actividades 

1- Relembrar as fases do ciclo da água
2- Interpretar um gráfico
3- Explicar a variação da temperatura litoral/interior no continente
4- Identificar as relações de dependência no comércio internacional
5- Elaborar um inquérito sobre a habitação

6- Pronunciar-se sobre as regras éticas nas relações internacionais 

Grupo 2 - Categorias da Taxonomia de Bloom

A. Aquisição de conhecimentos
B. Compreensão
C. Aplicação
D. Análise
E. Síntese
F. Avaliação

Correcção: 1 - A 
                     2 - B  
                     3 - C
                     4 - D 
                     5 - E 
                     6 - F




segunda-feira, 8 de maio de 2017

IPP - 10


A aula do dia 08 de Maio de 2017,  abordou-se a questão da elaboração de uma ficha de trabalho, onde o professor deu uma ajuda a alguns alunos na construção destas fichas.

Foi abordado o tema de construção de fichas de trabalho e fichas de avaliação onde todos os alunos puderam retirar uma vez mais as suas dúvidas.


Foi ainda iniciado a elaboração de uma planificação de médio prazo.

Sumário

-  Conversa com alunos sobre a disciplina de IPP do próximo ano
-  Revisão da planificação das actividades escolares, do final deste ano lectivo
-  Revisão da construção de testes, fichas de avaliação e fichas de trabalho
-  Revisão da estrutura da planificação de médio prazo

quinta-feira, 4 de maio de 2017

MEG - 10

Na aula dia 04 de Maio de 2017,  abordou-se a questão de como se deve construir e quais as regras para elaboração de perguntas de escolha múltipla.

1) Observe a Fig.1 

    Assinale, sempre, com  X  a resposta mais correcta:

1. Qual a região do golbo com maior fluxo de "Tweets" ?

     a) África subsariana    ___
     b) Leste Europeu ___
     c) Eixo Londres - Milão __ 
     d) Sudeste Asiático __

2. Em que ano Portgual aderiu à União Europeia ?

     a) 1976    ___
     b) 1985 ___
     c) 1986 __ 
     d) 1989 __

2) Assinale com V ou F as afirmações que se seguem, consoante sejam verdadeiras ou falsas

    A ecúmena é a área do planeta permanentemente habitada pelos grupos humanos  V
    A ecúmena tem aumentado nos últimos anos F

Para este tipo de questões, não se deve colocar perguntas de dupla alternativa, visto que a probabilidade de acertar em questões de dupla alternativa é de 50%. Estas perguntas devem ter uma cotação limitada.

Nesta aula vimos ainda, perguntas de ordenamento / sequencialização fases ou etapas de hierarquização por ordem de grandeza.

Exemplo :

Ordene, por ordem crescente de 1 (menor a 6 (maior), os seguintes países, de acordo com a respectiva população absoluta:
 Luxemburgo ___      Alemanha ___  Finlândia __  França __ República Checa __

Devemos ainda evitar colocar crucigramas ou sopa de letras num teste ou ficha de avaliação.

Sumário

 - O seminário " Nós propomos..." e o agradecimento à turma 
 - Exercícios de construção de perguntas de escolha múltipla 
 - As perguntas de perguntas de dupla alternativa devem ser evitadas
 - Evitar exercícios de crucigramas e de sopa de letras   



sexta-feira, 28 de abril de 2017

IPP - 9

Na aula dia 28 de Abril de 2017,  abordou-se a questão, como se constrói uma ficha de trabalho, e vimos como elaborar perguntas de preenchimento de lacunas ou espaços.

Nesta aula o professor, deu mais indicações,( para juntar ás indicações que já tinham sido mencionadas nas aulas anteriores) para a elaboração do relatório final de IPP 1. Vimos também alguns exemplos de um titulo para o relatório de IPP 1.

Exemplo de uma pergunta  dada na sala de aula:

Observe, atentamente, o video " Os Portos Marítimos em Portugal ...", e de seguida responde às questões abaixo enunciadas. 

1. A partir da informação do ministério do mar, complete as seguintes afirmações.  

   1.1 ."Os portos ....
   1.2.." O portos... 

quinta-feira, 27 de abril de 2017

MEG - 9


Na aula dia 27 de Abril de 2017,  abordou-se a questão de como se deve construir e quais as regras para elaboração de perguntas de escolha múltipla.

Este tipo de questões devem ter entre 4 a 5 hipóteses de resposta, deve estar bem visível e explicito no enunciado como se deve responder às questões, o processo de resposta. Quando as perguntas contêm 5 opções de resposta, estas devem ter  4 distratores.
As opções de resposta devem ser colocadas de forma aleatória, e a construção frásica deve ser a mais correcta em todas as opções. Todas as opções devem ter uma dimensão semelhante, as frases devem estar na afirmativa e não se deve utilizar os termos (" sempre, nunca, na sua maioria...", e outros advérbios de exclusividade, na construção destas frases. 

Os distratores devem ser verosímeis, e devem conter os erros habituais dos alunos. Deve-se optar por dar os conceitos e não as definições dos mesmos. Os advérbios de negação devem ser sublinhados e conter uma grafia diferente.


 Um exemplo incorrecto de uma questão de escolha múltipla

Paris ...
a) É a capital da França 
b) É a capital da Alemanha 
c) É a capital do Reino Unido 

Um exemplo correcto de uma questão de escolha múltipla

Paris é a capital 
a) da França
b) da Alemanha 
c) do Reino unido 

As vantagens deste tipo de questões são,

mais rapidez 
capacidade de colocar mais perguntas
mais objectividade      
mais justiça
rapidez  na correcção
mais selectivo para os alunos    
avalia mais conteúdos 

As desvantagens:

- avaliação mais pobre e redutora das aprendizagens dos alunos (ex: vocabulário, criatividade)
- elaboração deste tipo de questões é  muito difícil para os professores 


Sumário

 As perguntas de escolha múltipla devem ter 4/5 opções de resposta e permitem avaliar uma grande quantidade de conteúdos.