quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

MEG - 2


A aula realizou-se no dia 23 de fevereiro 2017, em que começou por se feita uma breve síntese da aula anterior, na qual se abordou o liberalismo, a constituição, didática magna, os iluministas estes que são considerados pessoas que demonstravam um grande interesse pelo mundo.

Marquês de Pombal que era uma das referências da reforma da Universidade de Coimbra e considerado o homem da modernidade, no seu tempo.A disciplina de Geografia é aquela que mais se aproxima do território, onde o paradigma dominante continuava a ser que a geografia estudava o mundo ainda que, não fosse utilizada para o denunciar. Outro nome falados foi o de Humboldt do século XVIII, viajou por toda a américa latina e que realizou a obra "Cosmos" uma obra que fala de tudo no mundo.  A primeira geografia, possui uma identificação ideológica com a geografia geral, que aborda o iluminismo tardio. O ensino teve a sua origem na ordem religiosa a fim de ensinara a doutrina através do catecismo. Na geografia no período do iluminismo tardio, aparecem dois nomes, Casado Geraldes (1826), que escreve o primeiro livro de geografia em Portugal, e Frei José Sacra-Familia (1830), que escreve o segundo livro de geografia, este segundo livro escrito em plena guerra liberal em Portugal.

Em 1835, são feitas as primeiras reformas liberais no ensino, onde é institucionalizado o ensino da geografia, primeiro aparece no ensino básico e depois na universidade. em 1859 é fundado o curso superior de letras por D.Pedro V. O Positivismo Corográfico foi também abordado sendo que o positivismo corresponde aos manuais carregados de informação e o corográfico às regiões, e em 1865 é feito o primeiro levantamento estatístico do país, e em 1875 é feita a primeira publicação estatística. 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Trabalho de Campo - 2


A aula decorreu no dia 21 de fevereiro de 2017, onde se analisou o  texto, “L’Home est la nature prenant concience d’elle-même”, sobre o trabalho de campo em geografia.
Através da análise deste mesmo texto, discutiu-se a importância do trabalho de campo, caracteriza as aprendizagens teóricas  e deve ter uma componente motivadora, deve permitir desenvolver capacidades  de observação, em relaconando  conhecimentos anteriormente adquiridos.
A reorganização curricular de 2001, diz que as competências aparecem com o sentido de que , conhecimentos correspondem ao saber(conceitos,vocabulário), capacidades correspondem ao saber fazer e as atitudes e valores correspondem ao saber ser.


Por último, realizou-se um debate sobre a dimensão lúdica, onde foi dividida a turma, em que metade participava a favor e outra metada parcipava contra, cada grupo apresentou e defendeu os seus argumentos.Foram tiradas algumas conclusões acerca da realização de visitas de estudo, sendo que esta pretendem colocar as pessoas numa postura mais descontraída e de diálogo, bem como fazer uma melhor aproximação entre o  professor e os alunos..Por último concluiu-se a análise do texto “L’Home est la nature prenant concience d’elle-même”, onde cada elemento  retirou as ideias que consirou mais importantes.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

IPP I - 2


A aula de 20 de fevereiro 2017,a sessão iniciou com um breve balanço do "Projecto Nós Propomos!", que ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2017, onde se abordou  os aspectos mais relevantes.

Após o ponto anterior, a aula prosseguiu com o tema de como se explora uma aula de geografia, e que esta se divide em três fases, a primeira fase de introdução, onde se inicia o dialogo com os alunos, onde se faz uma recapitulação da aula anterior, e onde se mobilizam os recursos necessários para aquela aula. Vimos, também que uma aula deve responder a uma questão, a segunda fase da aula corresponde a uma fase de desenvolvimento da mesma, e a terceira fase ou fase final ,onde se deve responder à pergunta anteriormente lançada, e realizar um resumo daquela aula. Por último houve uma pequena discussão sobre todos estes temas.

Sumário da aula:

- Balanço do seminário luso-espanhol do projeto nós propomos. Do maior entusiasmo dos mais jovens a dificuldade de compreensão das apresentações.
- As rotinas escolares e a ausência de avaliação e a não implementação do estudo de caso.
- A rede de formação inicial.

- As ideias prévias sobre as fases de uma aula

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

MEG - 1



A unidade curricular Metodologia do Ensino da Geografia, teve a primeira aula no dia 16 de fevereiro de 2017, em que a primeira aula efectuou-se a apresentação do programa da cadeira e a sua  avaliação,que consiste na realização de um blogue de reflexão crítica sobre as aulas (25%) e um trabalho individual que consiste na planificação e construção de recursos educativos para uma sequência didática de 5 aulas (75%). Ainda houve tempo para falar da obra "didática magna" de Juan Amos Coménio.



" A arte de ensinar tudo a todos " - Juan Amos Coménio (séc. XVII )


Comenius nasceu em 28 de março de 1592, na cidade de Uherský Brod, na Morávia, região da Europa Central que pertencia ao antigo Reino da Boémia, que actualmente corresponde à parte oriental da República Checa. Comenius,viveu e estudou nos territórios que actualmente corresponde à Alemanha e Polónia. Comenius é  conhecido pelas suas contribuições para técnicas de ensino, juntamente com os seus princípios educacionais desenvolvidos em nas suas grandes obras. Ele foi o primeiro em instruir/ensinar "linguagem" usando passagens das mesmas e a tradução correspondente em linguagem moderna.

Contribuiu, para que os  estudos universitários devessem seguir uma estrutura metodológica, ou seja, uma ordem lógica, a teoria em primeiro lugar e, em seguida, um exemplo prático. Estes estudos também devem ser avaliados em perante públicos, e durante esses estudos, Comenius defendia que o aluno deve viajar para o exterior para enriquecer o seu trabalho e o seu conhecimento.

Comenuis, defendia que, a educação deve começar numa idade precoce, e indutivamente, do mais fácil para algo mais difícil. A educação deve ser para todos,o conhecimento deve ser dado naturalmente, e a disciplina deve ser a  mais importante no que diz respeito a  ensinar valores.
Comenio , deu um contributo importante na inovação da sistematização dos métodos de ensino, visando o desenvolvimento intelectual e não ciclos em espiral. Para um aluno assimilar conhecimento é imperativo, que o professor conhece suas necessidades.

Para Comenius, o conhecimento vem de dentro das mesmas coisas, e para a aprendizagem mais especificamente deve ter três elementos importantes: Método, Matéria e Ferramentas. Todo conhecimento deve ser aprendido como um hábito, um hábito que deverá levar a uma melhoria. Bons costumes e virtudes devem ser ensinados desde a infância.






Fonte:Fernandes, Gonçalo (2006) "João de Barros (1496-1562?), um pedagogo precursor de Iohannis Amos Comenius (1592-1670)" - Ediciones de la Universidad de Murcia

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Trabalho Campo - 1


A unidade curricular Trabalho de Campo em Geografia, teve início no dia 14 de fevereiro de 2017, a aula consistiu na apresentação do programa da cadeira e a sua avaliação, um blogue de reflexão crítica sobre as sessões (25%), uma recenção crítica individual (25%), e uma proposta trabalho de campo e sua apresentação (50%)

A Geografia, tem como objecto de estudo  todo o  espaço geográfico e as relações entre a sociedade e a natureza. Tentado especificar podemos dizer que umas das áreas de estudo são as áreas rurais e urbanas, bem como o espaço natural que constituem objectos de estudo desta importante ciência, que aplica os seus métodos e  abordagens em diversas formas de análise, como a paisagem, lugar,  região e  território.

Para realização de estudos na Geografia, torna-se  fundamental a observação dos objectos em estudo, tornando  o trabalho de campo algo fundamental na geografia e no ensino de Geografia independentemente do ano de escolaridade. É uma ferramenta que permite verificar e confirmar  dados e informações, e poderá fornecer novas perspectivas para aquilo que se pesquisa.


Os objectos de análise num trabalho de campo podem ser os mais variados, tais como: problemas ambientais, meios urbanos ou rurais, ou outra manifestação social ou natural que aconteça num determinado espaço.



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

IPP I - 1

A primeira aula de IPPI, ocorreu no dia 13 de fevereiro de 2017, esta foi uma aula de apresentação da disciplina e do grupo, bem como o professor e modo de funcionamento das próximas aulas.
Foi apresentado o programa da disciplina e o modo de avaliação, que contempla a  realização de um relatório derivado da observação de duas aulas em duas escolas diferentes, que corresponde a 75% da avaliação e os restantes 25% referem-se a este  blogue que servirá para fazer uma reflexão sobre cada aula ao longo do semestre.

Na minha opinião uma das unidades curriculares mais interessantes será IPP I, uma vez que será nela que irei ter um primeiro contacto com escolas do ensino básico e secundário, e poderei observar e estar presente nesta "arte", experiência e profissão que é ensinar.

Nestas aulas espero que no final possa ter uma melhor e realista noção do que é ensinar e de como é o ambiente nas escolas e a vida de um professor. A este blogue tentarei trazer as minhas experiências que realizarei nesta unidade curricular e alguns temas, noticias ou leituras que poderei realizar a fim de explorar mais um ou outro tema que venha a despertar mais curiosidade, por último espero que este novo desafio ajude a ter uma melhor preparação e noção dos desafios futuros que possivelmente vamos encontrar.