quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

MEG - 2


A aula realizou-se no dia 23 de fevereiro 2017, em que começou por se feita uma breve síntese da aula anterior, na qual se abordou o liberalismo, a constituição, didática magna, os iluministas estes que são considerados pessoas que demonstravam um grande interesse pelo mundo.

Marquês de Pombal que era uma das referências da reforma da Universidade de Coimbra e considerado o homem da modernidade, no seu tempo.A disciplina de Geografia é aquela que mais se aproxima do território, onde o paradigma dominante continuava a ser que a geografia estudava o mundo ainda que, não fosse utilizada para o denunciar. Outro nome falados foi o de Humboldt do século XVIII, viajou por toda a américa latina e que realizou a obra "Cosmos" uma obra que fala de tudo no mundo.  A primeira geografia, possui uma identificação ideológica com a geografia geral, que aborda o iluminismo tardio. O ensino teve a sua origem na ordem religiosa a fim de ensinara a doutrina através do catecismo. Na geografia no período do iluminismo tardio, aparecem dois nomes, Casado Geraldes (1826), que escreve o primeiro livro de geografia em Portugal, e Frei José Sacra-Familia (1830), que escreve o segundo livro de geografia, este segundo livro escrito em plena guerra liberal em Portugal.

Em 1835, são feitas as primeiras reformas liberais no ensino, onde é institucionalizado o ensino da geografia, primeiro aparece no ensino básico e depois na universidade. em 1859 é fundado o curso superior de letras por D.Pedro V. O Positivismo Corográfico foi também abordado sendo que o positivismo corresponde aos manuais carregados de informação e o corográfico às regiões, e em 1865 é feito o primeiro levantamento estatístico do país, e em 1875 é feita a primeira publicação estatística. 

Sem comentários:

Enviar um comentário