segunda-feira, 6 de março de 2017

IPP - 3


A aula do dia 6 de março de 2017, iniciou com a recapitulação da aula anterior, no qual se abordou a organização e as fases de uma aula, bem como deve ser explorada uma aula.

Nesta aula foi gerado um pequeno debate entre os elementos da turma e o professor, sobre a utilidade e potencialidade que os trabalhos de casa, sumários, e o caderno diário podem ter no processo de aprendizagem de um aluno. Neste debate, foi ainda levantada a questão dos TPC's, a importância que estes podem ter, e se a sobrecarga de trabalho que esta acarreta para os alunos, tendo em conta o tempo livre que os alunos têm depois das aulas.   

A realização do sumário foi também alvo de discussão nesta aula, o sumário pode ser visto como um recurso educativo onde permite que os alunos façam uma recapitulação da aula anterior e para os professores este pode ser uma ferramenta de organização e gestão da aula e do tempo. A realização do sumário no início, pode ter como uma mais-valia, a estabilização dos alunos após a entrada na sala de aula e um ponto de partida para os alunos ficarem mais atentos ou iniciarem uma actividade, uma vez que os alunos devem registar o sumário este também leva a que os alunos tenham retirar os cadernos e outros  materiais das suas mochilas. No entanto o sumário também pode ser realizado no final, e aqui o sumário adquire  o sentido de síntese da aula. Porém o sumário nem sempre é considerado uma boa "ferramenta" e há professores que não vêem qualquer utilidade nele para as suas aulas, no entanto acho que este pode ser alvo de uma escolha que varia de professor para professor e parte de uma opção própria.
Foi ainda alvo de discussão a importância do registo da aula,  que é feita geralmente com o recurso   ao cadernos diário, dossier ou portefólio, onde a principal função é a do registo da aula, normalmente estes recursos são organizados de uma forma quase padronizada em que  no topo da página se encontra o sumário e data da aula, e no resto da página toda a informação que o aluno deve registar sobre os temas abordados na aula. Uma vez que o caderno diário é uma ferramenta importante para o aluno e para a organização do estudo para o aluno, o professor deve dar o seu contributo na ajuda da organização dos cadernos diários.

No diálogo em sala de aula, entre professor e alunos, as perguntas realizadas pelo professor podem ser abertas ou fechadas. Se o aluno não conseguir responder às perguntas abertas colocadas, o professor, deve fechar a pergunta proporcionando ao aluno opções de resposta, pois se aluno não conseguir responder a uma pergunta aberta o professor deve ajudar o aluno a encontrar um caminho para a resposta. No entanto num primeiro momento as perguntas por definição devem ser abertas, para que haja possibilidade de aluno desenvolver o seu raciocino.
  

No final desta  aula o docente, pediu que cada aluno presente construísse o sumário da aula.

Sumário:
- No dia 9 partimos às 13h do IGOT para o Colégio Vasco da Gama.
- Recapitulação das fases da aula.
- O Trabalho de Casa: da necessidade de tempos livres à importância de um trabalho continuado sobre os conteúdos escolares.
- O sumário como recurso educativo: a utilidade em indicar os conteúdos da aula e a sua valorização como síntese final da aula.
- A organização do caderno diário: sumário no começo da página e codificação das informações.
- Perguntas abertas e fechadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário