A aula do dia 6 de março de 2017, iniciou com a recapitulação da aula anterior, no qual se abordou a organização e as fases de uma aula, bem como deve ser explorada uma aula.
Nesta
aula foi gerado um pequeno debate entre os elementos da turma e o professor,
sobre a utilidade e potencialidade que os trabalhos de casa, sumários, e o
caderno diário podem ter no processo de aprendizagem de um aluno. Neste debate,
foi ainda levantada a questão dos TPC's, a importância que estes podem ter, e
se a sobrecarga de trabalho que esta acarreta para os alunos, tendo em conta o
tempo livre que os alunos têm depois das aulas.
A
realização do sumário foi também alvo de discussão nesta aula, o sumário pode ser visto como um recurso
educativo onde permite que os alunos façam uma recapitulação da aula
anterior e para os professores este pode ser uma ferramenta de organização e
gestão da aula e do tempo. A
realização do sumário no início, pode ter como uma mais-valia, a estabilização
dos alunos após a entrada na sala de aula e um ponto de partida para os alunos
ficarem mais atentos ou iniciarem uma actividade, uma vez que os alunos devem
registar o sumário este também leva a que os alunos tenham retirar os cadernos
e outros materiais das suas mochilas. No entanto o sumário também pode
ser realizado no final, e aqui o sumário adquire o sentido de síntese da
aula. Porém o sumário nem sempre é considerado uma boa "ferramenta" e
há professores que não vêem qualquer utilidade nele para as suas aulas, no
entanto acho que este pode ser alvo de uma escolha que varia de professor para
professor e parte de uma opção própria.
Foi ainda alvo de discussão a importância do registo da aula,
que é feita geralmente com o recurso ao cadernos diário, dossier
ou portefólio, onde a principal função é a do registo da aula, normalmente
estes recursos são organizados de uma forma quase padronizada em que
no topo da página se encontra o sumário e data da aula, e no resto
da página toda a informação que o aluno deve registar sobre os temas abordados
na aula. Uma vez que o caderno diário é uma ferramenta importante para o aluno
e para a organização do estudo para o aluno, o professor deve dar o seu
contributo na ajuda da organização dos cadernos diários.
No
diálogo em sala de aula, entre professor e alunos, as perguntas realizadas pelo
professor podem ser abertas ou fechadas. Se o aluno não conseguir
responder às perguntas abertas colocadas, o professor, deve fechar a pergunta
proporcionando ao aluno opções de resposta, pois se aluno não conseguir
responder a uma pergunta aberta o professor deve ajudar o aluno a encontrar um
caminho para a resposta. No entanto num primeiro momento as perguntas por
definição devem ser abertas, para que haja possibilidade de aluno desenvolver o
seu raciocino.
No
final desta aula o docente, pediu que cada aluno presente
construísse o sumário da aula.
Sumário:
- No dia 9 partimos
às 13h do IGOT para o Colégio Vasco da Gama.
- Recapitulação das
fases da aula.
- O Trabalho de Casa:
da necessidade de tempos livres à importância de um trabalho continuado sobre
os conteúdos escolares.
- O sumário como
recurso educativo: a utilidade em indicar os conteúdos da aula e a sua
valorização como síntese final da aula.
- A organização do
caderno diário: sumário no começo da página e codificação das informações.
- Perguntas abertas e fechadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário