segunda-feira, 13 de março de 2017

IPP - 4


Na aula do dia 13 de março de 2017, foi abordado o tema das perguntas dirigidas à turma e as perguntas dirigidas ao aluno.

A aula começou com um breve resumo e troca de ideias sobre a visita ao colégio Vasco da Gama em Meleças, onde vimos uma experiência nova com uma turma do 7º ano, uma sala “ hi-class”.


De seguida abordamos o tema das perguntas dirigidas ao aluno ou à turma. Estas perguntas podem ser classificadas de perguntas abertas ou fechadas, e vimos que as perguntas normalmente devem ser expostas numa primeira fase como perguntas abertas, em caso de o aluno não conseguir responder deve-se ir fechando a pergunta até que o aluno consiga dar uma resposta, desta forma pode-mos tentar perceber as dificuldades que o aluno tem, no entanto devemos sempre indicar o caminho da resposta ao aluno, até que este perceba qual a resposta a dar à pergunta colocada.

Vimos também as vantagens e desvantagens das perguntas, dirigidas à turma e das perguntas dirigidas ao aluno. As perguntas podem ser dirigidas à turma ou ao aluno.

As perguntas dirigidas à turma tem como vantagens :

- dar oportunidade de qualquer aluno da turma poder responder
- desresponsabilizar o individual ( ou um só aluno)
- mobilizar e interagir com os alunos
- Aumentar a interacção com os alunos
- Assegurar um maior ritmo da aula
- mobilizar todos os alunos 

As perguntas dirigidas à turma tem como desvantagens :

- a existência de múltiplas respostas ao mesmo tempo
- pode iludir o professor, as respostas ao mesmo tempo podem dar a sensação que todos os alunos estão a participar e entendem os conteúdos. 



As perguntas dirigidas aos alunos, têm a função de avaliar, despertar a tenção do aluno, fazer participar, motivar, intimidar, mobilizar os alunos menos participativos, e permite identificar com maior autenticidade as concepções dos alunos. Para o arranque de uma aula deve-se fazer uma pergunta aberta para toda a turma com objectivo de despertar a tenção dos alunos. No final da aula as perguntas já deverão ser dirigidas ao aluno, assim consegue-se marcar mais facilmente os tempos das aulas.

Sumário :

- A visita ao Colégio Vasco da Gama : I- Class - uma aula diferente
- Ponto de situação sobre as reuniões com orientadores de estágio
- As perguntas dirigidas ao aluno e à turma
- As perguntas dirigidas à turma mobilizam a turma e imprimem mais ritmo e dinamismo na aula
- As perguntas individuais mobilizam os alunos a participar
- A importância da marcação do começo de actividades



                                                        
                                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário