Na aula do dia 13 de março de 2017, foi abordado o tema das perguntas dirigidas à turma e as perguntas dirigidas ao aluno.
A aula começou com um breve resumo e troca de ideias sobre a visita ao colégio Vasco da Gama em Meleças, onde vimos uma experiência nova com uma turma do 7º ano, uma sala “ hi-class”.
De seguida
abordamos o tema das perguntas dirigidas ao aluno ou à turma. Estas perguntas
podem ser classificadas de perguntas abertas ou fechadas, e vimos que as
perguntas normalmente devem ser expostas numa primeira fase como perguntas
abertas, em caso de o aluno não conseguir responder deve-se ir fechando a
pergunta até que o aluno consiga dar uma resposta, desta forma pode-mos tentar
perceber as dificuldades que o aluno tem, no entanto devemos sempre indicar o
caminho da resposta ao aluno, até que este perceba qual a resposta a dar à
pergunta colocada.
As perguntas dirigidas à turma tem como vantagens :
- dar oportunidade de qualquer aluno da turma poder responder
- desresponsabilizar o individual ( ou um só aluno)
- mobilizar e interagir com os alunos
- Aumentar a interacção com os alunos
- Assegurar um maior ritmo da aula
- mobilizar todos os alunos
As perguntas dirigidas à turma tem como desvantagens :
- a existência de múltiplas respostas ao mesmo tempo
- pode iludir o professor, as respostas ao mesmo tempo podem dar a sensação que todos os alunos estão a participar e entendem os conteúdos.
As perguntas dirigidas aos alunos, têm a função de avaliar,
despertar a tenção do aluno, fazer participar, motivar, intimidar, mobilizar os
alunos menos participativos, e permite identificar com maior autenticidade as
concepções dos alunos. Para o arranque de uma aula deve-se fazer uma pergunta
aberta para toda a turma com objectivo de despertar a tenção dos alunos. No
final da aula as perguntas já deverão ser dirigidas ao aluno, assim consegue-se
marcar mais facilmente os tempos das aulas.
Sumário :
- A visita ao Colégio Vasco da Gama : I- Class - uma aula diferente
- Ponto de situação sobre as reuniões com orientadores de estágio
- As perguntas dirigidas ao aluno e à turma
- As perguntas dirigidas à turma mobilizam a turma e imprimem mais ritmo e dinamismo na aula
- As perguntas individuais mobilizam os alunos a participar
- A importância da marcação do começo de actividades
Sem comentários:
Enviar um comentário