quinta-feira, 23 de março de 2017

MEG - 5


A aula realizou-se no dia 23 de março de 2017, iniciou com a elaboração do sumário da aula anterior.

Foi feita uma recapitulação da aula anterior onde se reviu a reorganização curricular de 2001, Portugal, a Europa e o mundo num ensino por competências e as  metas curriculares de 2013, o regresso do ensino memorístico. 


Após  revisão, analisou-se o texto Savoir Penser L´Espace de Merenne-Schuumaker.  A educação geográfica é a formação que todos devem ter em geografia, não sendo uma réplica do ensino universitário. A proposta metodológica de Merenne-Schuumaker: conhecimento prático e intuitivo, documental, coerente e integrado aplicado fazendo uma  ruptura metodológica com a escola Francófona.   A geografia no ensino secundário não ser uma diluição do ensino universitário. Existe uma pequena desvalorização de aprender geografia, mas dar mais importância a uma educação geográfica. Existe um olhar para a educação geográfica como cidadão. Existe uma ideia do compreender e de agir. Por último, foram vistos ainda cinco conceitos principais, que a educação geográfica, deve ter, a Interacção, a Distância, a Escala/Mudança, a Permanência e o Espaço.

Sumário:

- Elaboração do sumário da aula anterior
- A geografia da felicidade versus o IDH
- A educação geográfica é a formação que todos devem ter em geografia, não sendo esta uma réplica do ensino universitário
- A proposta metodológica de Shuumaker, conhecimento prático e intuitivo, documental coerente,integrado, e aplicado.
- uma ruptura metodológica no âmbito da escola francófona 

Sem comentários:

Enviar um comentário