A aula realizou-se no dia 23 de março de 2017, iniciou com a elaboração do sumário da aula anterior.
Foi feita uma recapitulação da aula anterior onde se reviu a reorganização curricular de 2001, Portugal, a Europa e o mundo num ensino por competências e as metas curriculares de 2013, o regresso do ensino memorístico.
Após revisão, analisou-se o texto Savoir Penser L´Espace de Merenne-Schuumaker. A educação geográfica é a formação que todos devem ter em geografia, não sendo uma réplica do ensino universitário. A proposta metodológica de Merenne-Schuumaker: conhecimento prático e intuitivo, documental, coerente e integrado aplicado fazendo uma ruptura metodológica com a escola Francófona. A geografia no ensino secundário não ser uma
diluição do ensino universitário. Existe uma pequena desvalorização de aprender
geografia, mas dar mais importância a uma educação geográfica. Existe um olhar
para a educação geográfica como cidadão. Existe uma ideia do compreender e de
agir. Por
último, foram vistos ainda cinco conceitos principais, que a educação
geográfica, deve ter, a Interacção, a Distância, a Escala/Mudança, a Permanência
e o Espaço.
Sumário:
- Elaboração do sumário da aula anterior
- A geografia da felicidade versus o IDH
- A educação geográfica é a formação que todos devem ter em geografia, não sendo esta uma réplica do ensino universitário
- A proposta metodológica de Shuumaker, conhecimento prático e intuitivo, documental coerente,integrado, e aplicado.
- uma ruptura metodológica no âmbito da escola francófona
Sem comentários:
Enviar um comentário