quinta-feira, 30 de março de 2017

MEG - 6


A aula realizou-se no dia 30 de março de 2017, começou com a apresentação da proposta de planificação de Frances Slater.

 - A planificação e o recurso didáctico mais simples que precede ao recurso mais rico.

- A exploração de um recurso multimédia deve ter a jusante um registo escrito.

-  A educação geográfica deve promover a recriação de vivências de espaços geográficos pelos alunos. O conflito entre o ambiente e a economia.

Analisou-se o texto "A Planificação e a Introdução do Conflito no Ensino de Geografia"

Neste texto é apresentado uma proposta para uma aula de 70 minutos, sobre recursos e exploração da terra na América do Sul. A planificação de uma aula deve ter as seguintes fases,
Identificação das questões-chave; escolha das generalizações a efectuar; seleccionar as informações e os recursos; Decisão sobre a forma de apresentar os conteúdos e de como se deve utilizar a informação; Examinar a actividade,com o objectivo de adequar os  objectivos educacionais;  Avaliar os diferentes procedimentos

Nestas aulas são realizadas várias actividades de uma forma sequencial,  como exemplo, um esquema da vegetação da amazónia ; comparação dos termogramas em Manaus e Londres; Leitura de um texto com a história da inglesa que se perdeu na Amazónia ;Escrever uma notícia em que se imaginam na situação da britânica, com o objectivo de estimular a observação indirecta- imaginação; Levantamento de ideias prévias doa alunos sobre a abertura da Floresta Amazónica; Leitura do texto sobre o desenvolvimento da Floresta Amazónica
Quanto aos recursos, o texto é um recurso mais simples, que deve introduzir um recurso mais rico, e o vídeo é um recurso mais complexo, que introduz o recurso menos rico.  O visionamento do filme, pode ajudar a chegar à resposta à questão de partida. A importância de os alunos elaborarem o titulo das suas actividades.

Sumário: 

- A proposta de planificação de Francis Slater
- O recurso educativo menos rico precede ao recurso mais rico
- A exploração de um recurso multimédia deve estar a jusante de um recurso escrito
- A importância das actividades de educação geográfica, a  recriação da vivência do espaço geográfico pelos alunos
- O conflito entre ambiente e economia

Sem comentários:

Enviar um comentário