terça-feira, 14 de março de 2017

Trabalho de Campo - 4


A aula do dia 14 de março de 2017, começou com algumas informações e avisos sobre a recensão crítica, bem como deve estar organizada a recensão critica.

Após os avisos, foi iniciado um debate sobre o que é e o que deve ser o trabalho de campo. Vimos que o trabalho de campo aparece essencialmente num contexto de observação directa. Na sequência deste debata foi ainda discutido qual a diferença entre visita de estudo e trabalho de campo, e chegamos a uma conclusão de que a visita de estudo realiza-se fora da área da escola, e o trabalho de campo realiza-se na escola ou próximo dela. Nesta sessão falou-se ainda que o trabalho de campo, utiliza metodologias como os inquéritos e as entrevistas, e pode ser ainda apoiado numa consulta ou pesquisa documental.

Por último, abordou-se o tema do trabalho de campo nas escolas com base da escola francófona e da escola anglo-saxónica, em que a escola francófona valoriza a pesquisa documental, e a escola anglo-saxónica valoriza o trabalho de campo.



Sumário 

- Síntese e critica: Recensão critica
- O trabalho de campo nas metas curriculares e no programa de geografia A 
- A visita de estudo é uma forma de trabalho de campo
- a escola francófona valoriza a pesquisa documental e a escola anglo - saxónica valoriza o "field work"

Sem comentários:

Enviar um comentário